Os Jardins de Luxemburgo

Os Jardins de Luxemburgo

115lux
   Jardim de Luxemburgo na primavera

 

Localizado ao longo de Saint-Germain-des-Prés e do Bairro Latino (Quartier Latin), os Jardins de Luxemburgo foram criados por iniciativa da rainha Maria de Médicis.

116lux
Fontaine Marie de Medicis - Jardim de Louxembourg (wikipedia foto)

 

O Jardim de Louxembourg foi feito para “matar as saudades” de sua Florença natal, e foi criado inspirado dos Jardins Boboli (Florence). Maria de Medicis pediu que fossem trazidas flores de Florence e que a arquitetura do lugar lembrasse a arquitetura dos Jardins encontrados na sua terra natal.
Menos regular do que o Jardin das Tulherias (Catherine de Medicis), o Jardim de Luxemburgo continua sendo um dos mais belos jardins em Paris.
Esse Jardim se difere também do Tuileries porque parece mais um parque. Ladeado pelo Senado, é decorado com muitas estátuas e oferece muitas atividades. Esculturas, passeios para crianças, jardins de plantas e flores estão espalhados por todo.
Os Jardins de Luxembourg contam com numerosos monumentos e estátuas, sendo então uma especie de museu ou galeria de artes a céu aberto. A coleção de arte e esculturas são dos século XVII século XVIII, século XIX e século XVI.
Luxemburgo era amado pelos escritores que viviam nos arredores do Jardim: Baudelaire, Lamartine, Musset, Verlaine, Victor Hugo, George Sand, Balzac, Hemingway, Sartre.

 

117lux
 Palácio de Luxembourg - Jardim de Louxemburg

 

118lux    119lux

 

 120lux    121lux

boletim