Plantas Medicinais Nativas e Populares da Mata Atlântica

Plantas Medicinais Nativas e Populares da Mata Atlântica 

No Estado de São Paulo, mais especificamente a Região do Vale do Ribeira estão concentradas as maiores áreas contínuas cobertas por mata atlântica onde a Serra do mar dificultou outros usos. Uma das atividades que se intensificou nesta região foi a extração de plantas medicinais, uma fonte de recursos para a população local. Esta atividade é incentivada por um mercado promissor: 80% da população de países em desenvolvimento dependem da medicina tradicional e 85% da medicina tradicional utiliza extratos de plantas. O Extrativismo de plantas medicinais, por sua característica, apresenta grande potencial para uso racional, e gera menos impacto ambiental.

Vale do Ribeira

Extende-se do Sul do estado de São Paulo ao leste do estado do Paraná, no Brasil. Recebe este nome em função da bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e ao Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá. Ocupa uma área de 2 830 666 hectares. Sua população é de 481 224 habitantes em 31 municípios (9 paranaenses e 22 paulistas). Abriga 61 % da mata atlântica remanescente no Brasil (150 000 hectares de restinga e 17 000 de manguezais).

 

Em 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura declarou, a região, Patrimônio Natural da Humanidade. Grande produtora de água de qualidade, também para consumo humano, o Vale do Ribeira apresenta ecossistemas aquáticos (rio, estuário e mar) e terrestres (duna, mangue, restinga e floresta ombrófila densa).
Neste conjunto de áreas preservadas, são encontradas não apenas florestas, mas importantes comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, imigrantes e uma biodiversidade em plena preservação.

 

 

 plantasmedicinais1

 

 plantasmedicinais2  

 plantasmedicinais3

 

 plantasmedicinais4  

 plantasmedicinais5

 

 

 

USO CASEIRO DAS PLANTAS MEDICINAIS
As formas de preparo variam muito: algumas são cozidas, outras podem ser misturadas com a comida, de algumas fazemos chás ou óleos essenciais.

 

 

 

boletim