Alho-doce – Tulbaghia simmleri

Alho-doce – Tulbaghia simmleri


Nome Científico: Tulbaghia simmleri
Nomes Populares: Alho-doce, Agapanto-rosa
Família: Alliaceae
Categoria: Bulbosas, Flores
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
 
 

alho1

 

 

 O alho-doce  é uma planta bulbosa e florífera e apresenta um aroma doce e suave. Os bulbos são estreitos e alongados, porém bem mais robustos que os de alho-social (Tulbaghia violacea). As folhas são longas, laminares, verde-escuras, da mesma forma que nos agapantos, com textura e aroma semelhantes. Em clima propício, ela floresce pelo menos duas vezes por ano, na primavera e outono, despontando as inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores tubulares e em forma de estrela. As flores podem ser róseas ou brancas, ou até mesmo róseas com a coroa branca, dependendo da variedade.
 O alho-doce é ideal para a formação de maciços e bordaduras. Por ser uma planta bulbosa, é de manutenção muito baixa. Desta forma, os canteiros raramente precisam ser manejados. O máximo de cuidado que devemos oferecer a esta plantinha rústica e ao mesmo tempo tão delicada, são as adubações semestrais, preferencialmente ricas em matéria orgânica. As flores são muito duráveis e podem ser usadas como flor-de-corte em arranjos florais delicados.

alho3

 

alho2
 Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A planta tolera geadas leves, mas as inflorescências se queimam facilmente quando ocorrem geadas. 

 No inverno marcado e frio, dos climas subtropical, mediterrâneo ou temperado, perde suas folhas, rebrotando com vigor na primavera. Não tolera solos úmidos e pesados, pois o bulbo apodrece facilmente nestas condições. Prefira neste caso, plantar em canteiros elevados que favoreçam a drenagem.  Multiplica-se por divisão dos bulbinhos formados no entorno da planta mãe, divisão de touceiras ou sementes. Se plantado através de sementes, levam cerca de 4 anos para iniciar a floração.

 

 

 

boletim